DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO



Segundo Maria Lemme Weiss, todo o diagnóstico psicopedagógico é uma pesquisa, uma investigação. O psicopedagogo não pode fazer um diagnóstico alienado do seu tempo e espaço e fazer um diagnóstico atemporal e descontextualizado. Isso seria uma falha grave nesse processo.

Weiss foi a criadora da E.F.E.S. ( Entrevista Familiar Exploratória Situacional)

Modelo de Weiss

Instrumentos usados durante o diagnóstico psicopedagógico

E.F.E.S- Entrevista Familiar Exploratória Situacional -(Weiss,1987)

E.O.C.A. – Entrevista Operatória Centrada na Aprendizagem – (Visca, 1981)

Weiss indica dois grandes eixos fundamentais ao trabalho do terapeuta na sua análise:

1- horizontal: visão do presente, “aqui/agora comigo”

2- vertical: visão do passado, visão da construção do sujeito

Para este trajecto são usados vários instrumentos e cabe ao terapeuta respeitar o caminho traçado pelo sujeito. O eixo horizontal explora basicamente o campo presente. É onde fazemos a contextualização das causas que coexistem temporalmente com o sintoma. No eixo vertical, é onde se busca a construção geral do individuo, sempre contextualizada nos diferentes momentos. Neste nível é como se fossem compilados pequenos pedaços da sua história: escolar, clínica, história das primeiras aprendizagens, da família nuclear e história dos ancestrais.

Objetivo: identificar os desvios e os obstáculos básicos no modelo de aprendizagem do sujeito, que o impedem de crescer, no esperado pelo meio social em que se integra.

Quando o terapeuta consegue um esboço do modelo de aprendizagem do sujeito, ele já atingiu um nível de integração dos dados obtidos que lhe permite refletir e levantar hipóteses sobre a causa do problema de aprendizagem ou de insucesso escolar.
Desta integração de dados surge o Prognóstico.
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