PSICOPEDAGOGIA – INTEGRAÇÃO

Integração da Psicopedagogia

Hoje a Psicopedagogia propõe-se integrar de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes ciências. É uma disciplina multidisciplinar que integra Psicologia, Psicanálise, Filosofia, Sociologia, Psicologia Transpessoal, Pedagogia, Neurologia e mais recentemente a Inteligência Emocional e a Inteligência Positiva.

Assim, definimos hoje a Psicopedagogia como a área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e as suas dificuldades e que, numa área profissional, deve englobar vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando-os. (Scoz, 1991)*.

*Beatriz Judith Lima Scoz (Psicopedagoga, Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – 1989/1990)
O ser humano é fruto de inter-relações e interações entre o sujeito e o meio em que ele vive.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os principais determinantes da saúde incluem o ambiente social e económico, o ambiente físico, as características e comportamentos individuais da pessoa. Em geral, o contexto em que um indivíduo vive é de grande importância na sua qualidade de vida e no seu estado de saúde.
O estudo da formação dos conhecimentos exige não só a colaboração, é claro, do psicólogo e biólogo, mas também de lógicos, linguistas, ciberneticistas, matemáticos, físicos e é nessa harmoniosa cooperação, dentro de uma pesquisa epistemológica comum, que poderemos ter êxito de constituir um conhecimento um pouco mais adequado ao desenvolvimento do ser humano e do próprio ser humano como um todo.

Piaget

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