Eventualmente, quando era criança, recorda-se de ter amigos que gostavam de ler, mas outros, nem tanto. Salvo algumas excepções, para alimentar o hábito da leitura é simples, isto é, apenas necessita de três coisas: vontade, tempo e boa disposição!
A leitura pode ser prazerosa e, sem dúvida que é útil para o desenvolvimento de qualquer criança.
É possível tornar a leitura um hábito na vida das nossas crianças? Sim, é possível. Consulte a nossa sugestão de actividade, para instalar o hábito de leitura.
Visto que cada família é um sistema, tem uma forma de estar que difere das outras famílias e que cada criança tem um ritmo, por mais que queiramos ajudar, as comparações com outros tempos, outras crianças, outras famílias em nada ajudam a sua criança e a sua família.
“Eu quando era miúda adorava ler. Mas os meus filhos não gostam, porquê?”
Anónimo
Porque somos diferentes! Porque o hábito de leitura não é hereditário, porque as crianças hoje são mais estimuladas por imagens e sons (muitas vezes oferecidas pelos progenitores desde tenra idade) e tudo isso colabora para uma forma de estar diferente, não necessariamente errada, mas diferente.
Ainda assim, os hábitos de leitura dos pais ou cuidadores, podem influenciar os hábitos de leitura da criança. Os primeiros resultados do estudo realizado pelo Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE), apresentados em Setembro de 2020, indicam que: “Mais de metade dos alunos (57%) é oriunda de famílias com uma relação distante (fraca) com a leitura.” e entre outros dados agora apresentados, 50.5% dos alunos inquiridos afirma “Nunca/Raramente” ouvir os pais falarem de livros que leem! Consulte a apresentação do estudo aqui.
Claro que ler é importante, durante toda a nossa vida, para manter o cérebro activo, criativo e trabalhar o pensamento critico.
Podemos usar novas abordagens de preferência lúdicas e em tenra idade. Usando a brincadeira, a criança tem prazer e vai associar rapidamente a leitura a algo divertido. Lembre-se que o nosso cérebro retém melhor a informação quando ela é acompanhada de uma emoção forte.
Tempo, duração: 10 minutos/dia
Local: qualquer local sem distracções
Reúna a família, depois da refeição ou nalgum momento calmo, onde estejam todos e sem interrupções de aparelhos electrónicos. Dedique esse tempo à sua família e, se conseguir fazê-lo diariamente, verá que acaba a criar o hábito da leitura. Combine que todos vão ler um parágrafo de um livro à escolha. (escolha um livro engraçado e de fácil leitura).
Não desista à primeira reacção negativa, continue com boa disposição e leia a sua parte com entusiasmo.
Ao fim de um tempo, por vezes acontece logo na primeira vez, as crianças (quando são 2 ou mais) esquecem-se de passar o livro aos adultos e passam a trocá-lo entre si. Quando isso acontece, ignore e deixe correr! Quando o entusiasmo é grande deixe-os soltos, mas não quebre o seu compromisso, (lembre-se que combinou 10 minutos) deixe o resto da leitura para o dia seguinte.
Este compromisso ajuda a criança a entender que a sua palavra é confiável e no futuro ser-lhe-á útil em situações mais complexas.
Tempo, duração: 30 minutos/dia
Local: qualquer local sem distracções
Leia para a(s) criança(s) uma história (escolha uma história leve e com bastantes diálogos entre personagens) interpretando os vários personagens, fazendo vozes diferentes, encarne as diferentes figuras, isso torna tudo mais apelativo e a criança diverte-se a escutar. Ao adulto também faz bem, tem um efeito terapêutico! Ao fim de 30 minutos sentimo-nos bem-dispostos e já demos umas belas risadas!
Acontece por vezes a criança demonstrar vontade em ser ela a ler, para imitar o adulto, a querer fazer as diferentes vozes dos personagens da história. Quando isso acontece deixe-a ler e aproveite bem o momento, as crianças gostam de ler. Evite corrigir a criança quando ela lê, isso iria provocar uma reacção igual ao desligar de um interruptor – corta a energia. Com o tempo, instalado o hábito de leitura e o prazer em ler, verá que a criança melhora o seu desempenho na leitura e dessa forma ela sente-se à vontade a ler junto dos adultos. Tenha paciência e acolha sempre cada momento vivido com serenidade.
Tempo, duração: 30 minutos/dia
Local: qualquer local sem distracções
À semelhança do ler uma história como se fosse um filme, esta versão requer que escolha uma história com bastantes diálogos e que organize com a(s) criança(s) quem interpreta o papel dos diferentes personagens.
Depois cada um lê a sua fala. O adulto deve criar vozes e jeitos especiais para o seu personagem, isso entusiasma a criança a criar a fala e os jeitos da sua personagem e resulta em grandes gargalhadas.
Ao fim de 30 minutos, está tudo com boa disposição e com vontade de continuar a ler no dia seguinte!
– Presença do adulto. Reforça laços, aumenta autoestima da criança e gera novas emoções.
– Tempo reduzido. Para criar um hábito o fundamental é a repetição desse hábito e não a sua duração. Mais vale fazer 10 minutos por dia de algo, do que 60 minutos uma vez por semana!
– Ausência de distracções. São 10 minutos ou 30 minutos no máximo, deixe o seu telemóvel e outros aparelhos fora deste tempo. Este tempo é seu e do(s) seu(s) filho(s).
– Brincadeira. Colocar um tom divertido em qualquer coisa que se faça com uma criança é o mesmo que dizer: sucesso garantido! E mais, o adulto também beneficia. Rir liberta endorfinas (as hormonas do bem-estar) mais depressa do que se libertam com a prática de exercício físico! A razão disto suceder prende-se com o funcionamento do nosso cérebro, que primeiro utiliza as emoções e só depois racionaliza a experiência.
– Gosto pela leitura. As crianças sentem prazer na leitura e verá como afinal gostam de ler! Deixe-os ler sobre os temas que mais gostam.
Quando a criança está atrasada na leitura de um livro para a escola, ajude-a lendo com ela.
A abordagem normal costuma ser: “eu bem te avisei“, “deixas tudo para o último dia“, “A tua professora vai ficar muito contente“, etc. Esta abordagem funciona? A criança começa a ler nesse instante? Mesmo com choro e gritos a criança vai ler? Quando funciona e essa forma de actuar satisfaz pais e filhos… Mas quando não funciona?
Se não funciona porque a família não quer choro nem gritos, nem quer estar sempre a dizer à criança o que deve fazer, mas espera sim, que ela se auto-responsabilize, então ajude-a lendo com ela.
Assim, as leituras em família são o treino regular, como ir ao ginásio, são elas que vão alimentar o gosto pela leitura.
Agora o grande desafio é quando descobre que a criança tem ficha de avaliação, no dia seguinte, sobre o livro – O gato que ensinou a gaivota a voar de Luís Sepúlveda – e apenas vai na página 13! Respire fundo 3 vezes… agarre no livro e leia para a criança e faça-o de forma divertida. Invente as vozes dos vários gatos consoante a sua personalidade, leve a criança a pensar consigo como serão todos aqueles gatos. O Zorba será assim tão barrigudo? O Secretário terá óculos? A Ditosa parece tão frágil, será que consegue voar? Estas interpelações despertam os sentidos da criança e ela vai lembrar-se do essencial no dia da prova, porque foi divertido e, porque as crianças gostam de ler, só precisam de um estímulo que desperte esse interesse.
“Eu leio” – Projecto da Escola Virtual – “O Eu Leio é um jogo que desenvolve e treina as competências de leitura em crianças que estão a iniciar o seu percurso escolar ou experienciam dificuldades na aprendizagem da leitura. Disponível na Escola Virtual com a disciplina de Português dos 1.º e 2.º anos.”
Lexplore + Leitura – Autarquia de Cascais adopta “ferramenta que conjuga inteligência artificial e tecnologia de rastreio ocular. Ao monitorizar movimentos espontâneos dos olhos e com resultados imediatos, os professores podem personalizar as suas estratégias de ensino aos seus alunos, para alcançar um maior sucesso escolar.” – 27/01/2022
“Pordata Kids” – “A PORDATA apresenta um projeto destinado aos mais jovens, maioritariamente entre os 8 e os 12 anos…A Pordata KIDS inclui 10 temas: Ambiente, Ciência e Tecnologia, Cultura e Desporto, Educação, Emprego, Famílias, Justiça, População, Saúde, Turismo, onde os dados são apresentados em forma de pergunta.
Venha descobrir porque é que este site pode ser uma ferramenta útil para alunos e professores na aprendizagem da Matemática, Estudo do Meio, História, Geografia e muito mais.“
Todas as ferramentas que conduzem as nossas crianças à leitura, a explorar informação, (seja ela virtual, em forma de jogo ou em papel), são excelentes para alimentarem o hábito de leitura.